SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número61Robert King Hall y la expansión de la escuela rural en el estado de Sergipe (1947-1951)El enunciado del cine como innovación pedagógica de la práctica educativa escolar brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SILVA, Rossano. A obra Prática da Escola Serena: autoeducação e formação cultural como princípios educativos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.61, pp.688-709.  Epub 31-Ene-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.061.ds09.

O presente artigo pretende explorar a obra Prática da Escola Serena, escrita em 1946, pelo intelectual paranaense Erasmo Pilotto (1910-1992), mostrando o papel dado à cultura e à autoeducação como princípios educativos. A obra constituiu-se numa síntese das ações protagonizadas pelo intelectual durante sua atuação na Escola de Professores de Curitiba e no Instituto Pestalozzi, no período de 1938 a 1947. A ação nesses espaços permitiu à Pilotto atuar no campo educacional, integrando a cultura e a educação na formação de uma cultura geral para os professores. Essa concepção teve como uma de suas fontes a interlocução das concepções educacionais do filósofo italiano Giovanni Gentile, que foram ressignificadas pelo intelectual em suas obras e iniciativas no campo educacional paranaense. As leituras dadas pelo intelectual às teses de Gentile motivaram-no a conceber a formação de professores, apoiado em uma ampla cultura geral e não em uma formação baseada apenas na prática. Para alcançar os objetivos desta investigação, será utilizada a teoria praxiológica de Bourdieu, o que permitirá analisar as interações do intelectual no campo educacional.

Palabras clave : Autoeducação; História da Educação; Formação Cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )