SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue61Serena School Practice book: self-education and cultural formation as educational principlesTeaching practices mediating learning: computer lab and mobile devices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

CARLOS, Erenildo João. O enunciado do cinema como inovação pedagógica da prática educativa escolar brasileira. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.61, pp.710-738.  Epub Jan 31, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.061.ds10.

Esse ensaio registra algumas reflexões sobre o cinema, como um dispositivo pedagógico inovador da prática educativa escolar brasileira. Tomando como fonte de investigação alguns de escritos de época e outros, correlacionados ao assunto, busquei analisar a questão, a partir do pressuposto teórico-metodológico da Análise Arqueológica do Discurso (AAD). Os achados indicam que o objeto-enunciado do cinema, como inovação pedagógica da prática educativa escolar brasileira, apareceu, histórica e discursivamente, no início do século XX. Esse acontecimento suscitou, de um lado, a produção e a proliferação de diversos dizeres sobre ele, oriundos de instancias sociais e distintos domínios do saber; de outro, a tessitura de uma formação discursiva especifica sobre o nexo entre educação e cinema, sintetizado na expressão cinema educativo.

Keywords : Inovação pedagógica escolar; Cinema educativo; Discurso; Análise Arqueológica do Discurso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )