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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CARLOS, Erenildo João. O enunciado do cinema como inovação pedagógica da prática educativa escolar brasileira. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.61, pp.710-738.  Epub 31-Jan-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.061.ds10.

Esse ensaio registra algumas reflexões sobre o cinema, como um dispositivo pedagógico inovador da prática educativa escolar brasileira. Tomando como fonte de investigação alguns de escritos de época e outros, correlacionados ao assunto, busquei analisar a questão, a partir do pressuposto teórico-metodológico da Análise Arqueológica do Discurso (AAD). Os achados indicam que o objeto-enunciado do cinema, como inovação pedagógica da prática educativa escolar brasileira, apareceu, histórica e discursivamente, no início do século XX. Esse acontecimento suscitou, de um lado, a produção e a proliferação de diversos dizeres sobre ele, oriundos de instancias sociais e distintos domínios do saber; de outro, a tessitura de uma formação discursiva especifica sobre o nexo entre educação e cinema, sintetizado na expressão cinema educativo.

Palavras-chave : Inovação pedagógica escolar; Cinema educativo; Discurso; Análise Arqueológica do Discurso.

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