SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue61The cinema’s enunciation as a pedagogical innovation of Brazilian educational practiceInitial teacher training: contradictions of the Scholarship Institutional Program of Initiation to Teaching (SIPIT) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SOARES, Eliana Maria Sacramento; RELA, Eliana  and  SANTOS, Amanda Souza. Práticas docentes mediadoras da aprendizagem: laboratório de informática e dispositivos móveis. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.61, pp.739-754.  Epub Jan 31, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.061.ao01.

Apresentamos resultados de uma pesquisa que buscou compreender como os professores utilizam o laboratório de informática e os dispositivos móveis na escola. Tal investigação teve suas bases na teoria sociointeracionista de Vygotsky e seu corpus foi constituído a partir de entrevistas semiestruturadas com professores do Ensino Fundamental, categorizadas segundo a análise textual discursiva. Dentre outras conclusões, entendemos que os professores estão atuando no sentido de inserir os recursos do laboratório de informática e de dispositivos móveis em suas práticas docentes, com o objetivo de tornar suas aulas mais atrativas, entretanto ainda os utilizam como um complemento em estratégias de ensino tradicionais e pouco inovadoras. Discutimos neste trabalho, portanto, práticas mediadoras, com potencial para desencadear nos alunos processos internos de significação, de maneira que a ação realizada com o auxílio dos recursos digitais possa funcionar, de fato, como uma ação para a aprendizagem. Desde essa perspectiva, deslocamos o foco da tecnologia em si no processo de ensino e aprendizagem, para evidenciar as relações que podem ser estabelecidas entre ela e as práticas pedagógicas realizadas por seu intermédio.

Keywords : Tecnologias digitais na escola; Dispositivos móveis; Laboratório de informática; Práticas mediadoras da aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )