SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número61O enunciado do cinema como inovação pedagógica da prática educativa escolar brasileiraFormação inicial de professores: contradições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SOARES, Eliana Maria Sacramento; RELA, Eliana  e  SANTOS, Amanda Souza. Práticas docentes mediadoras da aprendizagem: laboratório de informática e dispositivos móveis. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.61, pp.739-754.  Epub 31-Jan-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.061.ao01.

Apresentamos resultados de uma pesquisa que buscou compreender como os professores utilizam o laboratório de informática e os dispositivos móveis na escola. Tal investigação teve suas bases na teoria sociointeracionista de Vygotsky e seu corpus foi constituído a partir de entrevistas semiestruturadas com professores do Ensino Fundamental, categorizadas segundo a análise textual discursiva. Dentre outras conclusões, entendemos que os professores estão atuando no sentido de inserir os recursos do laboratório de informática e de dispositivos móveis em suas práticas docentes, com o objetivo de tornar suas aulas mais atrativas, entretanto ainda os utilizam como um complemento em estratégias de ensino tradicionais e pouco inovadoras. Discutimos neste trabalho, portanto, práticas mediadoras, com potencial para desencadear nos alunos processos internos de significação, de maneira que a ação realizada com o auxílio dos recursos digitais possa funcionar, de fato, como uma ação para a aprendizagem. Desde essa perspectiva, deslocamos o foco da tecnologia em si no processo de ensino e aprendizagem, para evidenciar as relações que podem ser estabelecidas entre ela e as práticas pedagógicas realizadas por seu intermédio.

Palavras-chave : Tecnologias digitais na escola; Dispositivos móveis; Laboratório de informática; Práticas mediadoras da aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )