SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue61Teaching practices mediating learning: computer lab and mobile devicesSignifications of Aesthetics: challenges for aesthetic education based on a higher education course in Design author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

RODRIGUEZ, Margarita Victoria; MALINA, André  and  MACIEL, Caroline Correia. Formação inicial de professores: contradições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.61, pp.755-776.  Epub Jan 31, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.061.ao02.

O presente artigo tem por objetivo explicitar contradições presentes nas políticas de formação inicial de professores, especialmente aquelas que se destacam no interior do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As relações estabelecidas entre o aluno bolsista e as dinâmicas do programa referem-se ao ponto central de investigação e análise. Para tanto, o procedimento metodológico adotado foi a análise da legislação que regula o programa e a utilização de entrevistas semiestruturadas com dois coordenadores institucionais: um do PIBID/UFMS, e outro do PIBID/UEMS. Evidencia-se que a distorção na atuação do pibidiano quando realiza sua formação prática na escola pública e a dificuldade em garantir a permanência desses acadêmicos de licenciatura em seus cursos são as principais contradições encontradas nos dois eixos de investigação.

Keywords : Formação inicial de professores; PIBID; Política Educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )