SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número61Prácticas docentes mediadoras del aprendizaje: laboratorio de informática y dispositivos móvilesSignificación de Estética: desafíos para la educación estética basada en un curso superior de Diseño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

RODRIGUEZ, Margarita Victoria; MALINA, André  y  MACIEL, Caroline Correia. Formação inicial de professores: contradições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.61, pp.755-776.  Epub 31-Ene-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.061.ao02.

O presente artigo tem por objetivo explicitar contradições presentes nas políticas de formação inicial de professores, especialmente aquelas que se destacam no interior do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As relações estabelecidas entre o aluno bolsista e as dinâmicas do programa referem-se ao ponto central de investigação e análise. Para tanto, o procedimento metodológico adotado foi a análise da legislação que regula o programa e a utilização de entrevistas semiestruturadas com dois coordenadores institucionais: um do PIBID/UFMS, e outro do PIBID/UEMS. Evidencia-se que a distorção na atuação do pibidiano quando realiza sua formação prática na escola pública e a dificuldade em garantir a permanência desses acadêmicos de licenciatura em seus cursos são as principais contradições encontradas nos dois eixos de investigação.

Palabras clave : Formação inicial de professores; PIBID; Política Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )