SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue61Initial teacher training: contradictions of the Scholarship Institutional Program of Initiation to Teaching (SIPIT)Hypertext as pedagogical mediation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

COSTA, Humberto  and  STOLTZ, Tania. Significações de Estética: desafios para a educação estética com base em um curso superior de Design. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.61, pp.777-791.  Epub Jan 31, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.061.ao03.

Esta pesquisa teve por objetivo identificar as significações de Estética junto a discentes de um curso superior de Design, tendo em vista a Educação Estética. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo e exploratório-descritivo. Os métodos utilizados foram a revisão bibliográfica e um estudo de caso. O campo de estudo foi um Curso Superior Tecnológico (CST) em Design e os discentes do referido curso constituíram o público-alvo da investigação. No estudo de caso utilizou-se o questionário on-line para coletar os dados. Dada a natureza qualitativa dos dados, utilizou-se o método dos “núcleos de significação” para analisá-los. Três núcleos de significações de Estética foram identificados: 1) Estética é aparência; 2) Estética como categorias estéticas; 3) Estética como conhecimento sensível. A presente pesquisa, ao identificar as significações de estética segundo a visão dos discentes de um curso superior de Design, oferece meios para compreender e estruturar uma educação Estética que permita integrar a Estética, o Design e a Educação, com vistas a educar esteticamente o homem para desenvolver a sua liberdade.

Keywords : Significação; Educação Estética; Design; Educação Superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )