SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número61Formación inicial de profesores: contradicciones del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (PIBID)El hipertexto como mediador pedagógico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

COSTA, Humberto  y  STOLTZ, Tania. Significações de Estética: desafios para a educação estética com base em um curso superior de Design. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.61, pp.777-791.  Epub 31-Ene-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.061.ao03.

Esta pesquisa teve por objetivo identificar as significações de Estética junto a discentes de um curso superior de Design, tendo em vista a Educação Estética. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo e exploratório-descritivo. Os métodos utilizados foram a revisão bibliográfica e um estudo de caso. O campo de estudo foi um Curso Superior Tecnológico (CST) em Design e os discentes do referido curso constituíram o público-alvo da investigação. No estudo de caso utilizou-se o questionário on-line para coletar os dados. Dada a natureza qualitativa dos dados, utilizou-se o método dos “núcleos de significação” para analisá-los. Três núcleos de significações de Estética foram identificados: 1) Estética é aparência; 2) Estética como categorias estéticas; 3) Estética como conhecimento sensível. A presente pesquisa, ao identificar as significações de estética segundo a visão dos discentes de um curso superior de Design, oferece meios para compreender e estruturar uma educação Estética que permita integrar a Estética, o Design e a Educação, com vistas a educar esteticamente o homem para desenvolver a sua liberdade.

Palabras clave : Significação; Educação Estética; Design; Educação Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )