SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue61Significations of Aesthetics: challenges for aesthetic education based on a higher education course in DesignContribution of digital inclusion in the affirmation of subjects with intellectual disability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SANTOS, Rodrigo Otávio dos; MOSER, Alvino  and  LIMA, Thereza. Hipertexto como mediador pedagógico. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.61, pp.792-808.  Epub Jan 31, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.061.ao04.

O hipertexto é, por definição, uma forma de escrita/leitura não-linear e não hierarquizada que permite o acesso ilimitado a blocos de informação ligados a palavras, partes de um texto ou imagens. No presente artigo tentaremos abordar algumas questões acerca do hipertexto e da sua utilização no processo de aprendizagem. Assim, durante o texto que se segue, definiremos hipertexto, discutiremos a questão da mediação na aprendizagem e o hipertexto como importante mediador na contemporaneidade. Entretanto, para que o hipertexto possa ser um bom mediador, discutiremos carga cognitiva e a forma como os jovens digitais se comportam no momento do aprendizado. Assim, o objetivo deste artigo é trazer algumas reflexões que, acreditamos, merecem ser consideradas e analisadas, para um melhor entendimento do fenômeno da aprendizagem mediada no século XXI. A metodologia é de cunho bibliográfico, procurando em autores subsídios para fundamentar o hipertexto como mediador da aprendizagem. Serão considerados os aspectos referentes à carga cognitiva dos hipertextos. Os principais resultados de nosso artigo, que se trata de um ensaio teórico, buscam promover uma perspectiva crítica em relação à carga cognitiva nos/dos discentes. Também analisamos criticamente as questões pedagógicas do hipertexto enquanto mediação para os jovens digitais.

Keywords : Hipertexto; Carga Cognitiva; Mediação no ensino-aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )