SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue61Contribution of digital inclusion in the affirmation of subjects with intellectual disabilityThe Death of Pedagogy? The Modern Foundations of School Education Facing the Challenges of Postmodernity in a Historical-Philosophical Perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

CEVALLOS, Gabriel Francisco; FICOSECO, Verónica Sofía  and  COUTO, Edvaldo Souza. “Ensinear o desconhecido": uma abordagem da formação de professores e avaliação da aprendizagem sobre tecnologias digitais no Equador. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.61, pp.826-843.  Epub Jan 31, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.061.ao06.

Este artigo tem como objetivo contrastar analiticamente as capacidades dos alunos do ensino básico e ensino secundário e professores em formação no que diz respeito às tecnologias digitais. A base da análise foram os "Padrões de Avaliação da Aprendizagem" do Ministério da Educação do Equador e os Perfis de graduação, obtidos a partir da oferta educacional universitária equatoriana no campo da Educação. Como estratégia metodológica foram utilizados elementos de análise de redes e análise de conteúdo aplicados aos documentos supracitados. Através dos dados obtidos, infere-se uma perspectiva instrumental tanto na oferta da universidade quanto nos padrões de avaliação dos alunos. No entanto, para os alunos, inclui-se uma abordagem mais ampla e mais complexa das tecnologias digitais, relacionada às habilidades transversais críticas e à cultura digital, conteúdos que, paradoxalmente, têm uma abordagem parcial ou nula na formação de professores.

Keywords : Tecnologia educacional; tecnologias digitais; Professores; Alunos; Discordância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )