SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número61Contribuição da inclusão digital na afirmação de sujeitos com deficiência intelectualA morte da Pedagogia? Os fundamentos modernos da educação escolar frente aos desafios da pós-modernidade numa perspectiva histórico-filosófica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CEVALLOS, Gabriel Francisco; FICOSECO, Verónica Sofía  e  COUTO, Edvaldo Souza. “Ensinear o desconhecido": uma abordagem da formação de professores e avaliação da aprendizagem sobre tecnologias digitais no Equador. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.61, pp.826-843.  Epub 31-Jan-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.061.ao06.

Este artigo tem como objetivo contrastar analiticamente as capacidades dos alunos do ensino básico e ensino secundário e professores em formação no que diz respeito às tecnologias digitais. A base da análise foram os "Padrões de Avaliação da Aprendizagem" do Ministério da Educação do Equador e os Perfis de graduação, obtidos a partir da oferta educacional universitária equatoriana no campo da Educação. Como estratégia metodológica foram utilizados elementos de análise de redes e análise de conteúdo aplicados aos documentos supracitados. Através dos dados obtidos, infere-se uma perspectiva instrumental tanto na oferta da universidade quanto nos padrões de avaliação dos alunos. No entanto, para os alunos, inclui-se uma abordagem mais ampla e mais complexa das tecnologias digitais, relacionada às habilidades transversais críticas e à cultura digital, conteúdos que, paradoxalmente, têm uma abordagem parcial ou nula na formação de professores.

Palavras-chave : Tecnologia educacional; tecnologias digitais; Professores; Alunos; Discordância.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )