SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número61O sentido de uma vida examinada: a importância da pedagogia socrática na educação contemporâneaEducação a distância em Moçambique: perspectivas para a inclusão da população no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. A documentação da Câmara dos Deputados: fonte para a história da instrução no Império (1826-1834). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.61, pp.882-898.  Epub 31-Jan-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.061.ao09.

Adotando os procedimentos metodológicos da teorização de fontes (FARIA FILHO, 1997a; NUNES, 2005) e dialogando com a historiografia da educação imperial, o artigo tem por objetivo identificar e apontar as características e possibilidades da documentação existente no Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), com vistas à produção de fontes para o estudo da história da instrução elementar no Brasil Império. Detêm-se cronologicamente nos anos de 1826 a 1834, fase da centralização do ensino elementar imperial. As conclusões apontam para a hipótese de que da documentação custodiada no Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados emerge um duplo testemunho para a pesquisa sobre a história da escolarização no Império: de uma parte, as diferentes atitudes políticas em torno da escola e da escolarização da infância no país, mediadas por agentes políticos designados representantes da nação; de outra parte, a partir das referências aos contextos concretos vivenciados no país à época - particularmente de professores e outras pessoas envolvidas diretamente com o mundo da escola -, sentidos e significados sobre a história da educação na fase da centralização do ensino elementar, pouco observados até o momento, mas que podem vir a ser mais bem evidenciados pelo estudo do tipo de escola e escolarização que ali se vinha produzindo.

Palavras-chave : Fontes; História da Educação; Câmara dos Deputados; Império.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )