SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue62Endowing Robots with Social-Emotional Skills: state of the art and ethical implications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SANTAELLA, Lucia  and  GABRIEL, Martha. Por que Black Mirror dá muito o que pensar?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.62, pp.932-947.  Epub Jan 30, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.062.ds01.

Já na sua primeira temporada, a série Black Mirror ganhou grande popularidade. As razões para isso são muitas. Entre elas, vale a pena destacar a maneira distópica com que a narrativa desenvolve as questões relativas ao futuro das tecnologias a partir de sinais que já se deixam ver no presente. Para isso, os episódios fazem uso da hipérbole, ou seja, o exagero no tratamento dos temas escolhidos. A internet está repleta de sites e blogs que comentam e buscam as interpretações mais justas para cada um dos episódios que muitas vezes se engendram de maneira bastante engenhosa. O objetivo deste artigo é comparar a exacerbação a que a série conduz os temas tratados com a estratégia composicional dos contos de terror de Edgar Allan Poe. Com isso, pretende-se evidenciar um dos pontos mais fundamentais da montagem narrativa da série de modo a subsidiar sua utilização em contextos educacionais.

Keywords : Distopia; Hipérbole; Montagem; Terror; Uso educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )