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Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

JAQUES, Patrícia A.. Dotando robôs com habilidades socioemocionais: presente, futuro e implicações éticas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.62, pp.948-969.  Epub 30-Ene-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.062.ds02.

Nesse artigo busco discutir os impactos de robôs (em software ou hardware) dotados de habilidades socioemocionais. Para isso, uso como cenário ilustrativo o episódio “Volto Já”, da segunda temporada da série de televisão “Black Mirror”. Nesse episódio, Martha compra um robô que simula a personalidade do seu falecido marido, aprendida através das interações dele em redes sociais. O episódio trata das relações de afeto com robôs, justamente o tema que pretendo abordar, me focando nas emoções. Para tanto, primeiramente apresento o estado da arte nas pesquisas em Computação Afetiva que envolvem robôs, capazes de detectar emoções de diversas formas e responder a essas emoções para interagir de maneira mais antropomórfica. Posteriormente, abordarei potenciais impactos desse tipo de tecnologia na vida de humanos e no seu bem-estar e possíveis implicações éticas. Finalizarei esse artigo discutindo sobre como as tecnologias podem ser empregadas para aprendermos mais sobre nossos afetos.

Palabras clave : Computação Afetiva; Robôs; Agentes Conversacionais; Emoções; Personalidade; Black Mirror.

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