SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número62Por que Black Mirror dá muito o que pensar?USS Callister: universos de ficção e aprendizagem de línguas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

JAQUES, Patrícia A.. Dotando robôs com habilidades socioemocionais: presente, futuro e implicações éticas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.62, pp.948-969.  Epub 30-Jan-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.062.ds02.

Nesse artigo busco discutir os impactos de robôs (em software ou hardware) dotados de habilidades socioemocionais. Para isso, uso como cenário ilustrativo o episódio “Volto Já”, da segunda temporada da série de televisão “Black Mirror”. Nesse episódio, Martha compra um robô que simula a personalidade do seu falecido marido, aprendida através das interações dele em redes sociais. O episódio trata das relações de afeto com robôs, justamente o tema que pretendo abordar, me focando nas emoções. Para tanto, primeiramente apresento o estado da arte nas pesquisas em Computação Afetiva que envolvem robôs, capazes de detectar emoções de diversas formas e responder a essas emoções para interagir de maneira mais antropomórfica. Posteriormente, abordarei potenciais impactos desse tipo de tecnologia na vida de humanos e no seu bem-estar e possíveis implicações éticas. Finalizarei esse artigo discutindo sobre como as tecnologias podem ser empregadas para aprendermos mais sobre nossos afetos.

Palavras-chave : Computação Afetiva; Robôs; Agentes Conversacionais; Emoções; Personalidade; Black Mirror.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )