SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número62Dotando robôs com habilidades socioemocionais: presente, futuro e implicações éticasAs tecnologias computacionais contemporâneas e a educação: contribuições do ciborgue e dos objetos inteligentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MADDALENA, Tania Lucía  e  PAVON, Ana Sevilla. USS Callister: universos de ficção e aprendizagem de línguas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.62, pp.970-986.  Epub 30-Jan-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.062.ds03.

O presente artigo parte de uma reflexão teórica inspirada no episódio USS Callister, da quarta temporada da série Black Mirror. A partir do episódio, as autoras procuraram compreender as possibilidades educativas de criar universos de ficção com o uso da metodologia do Digital Storytelling na aprendizagem de línguas estrangeiras. Apresenta-se uma experiência pedagógica na qual 40 alunos da graduação em Engenharia Aeroespacial da Universitat Politècnica de València, Espanha, criaram narrativas digitais na aula de inglês técnico ao longo do semestre. A escrita criativa, as competências linguísticas, interpessoais e digitais foram algumas das principais competências trabalhadas pelos estudantes no projeto. O resultado foram autorias criativas materializadas nas narrativas digitais de até 4 minutos de duração, nas quais o universo, as naves espaciais e as missões intergalácticas foram a motivação para o aprendizado do inglês técnico.

Palavras-chave : Universos de ficção; Narrativas digitais; Aprendizagem de línguas; Inglês técnico.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )