SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número62USS Callister: universos de ficción y aprendizaje de lenguas*Redes que tejen conocimientos: hipermediando la enseñanza en la Universidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SANTOS, Thiago Marcondes; SANTOS, Edméa Oliveira dos  y  FILIPPO, Denise Del Re. As tecnologias computacionais contemporâneas e a educação: contribuições do ciborgue e dos objetos inteligentes. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.62, pp.987-1009.  Epub 30-Ene-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.062.ds04.

Neste artigo discutimos as tecnologias computacionais ubíquas e seus desdobramentos para a sociedade na área da educação. Refletimos, com base em nossa pesquisa (SANTOS et al, 2015), as implicações provocadas na educação através da possibilidade de novas práticas pedagógicas no processo de aprendizagem na escola do século XXI. Também utilizamos episódios da série Black Mirror para enriquecer nosso debate sobre a aprendizagem em tempos onde os conceitos de objetos inteligentes e ciborgues já estão presentes.

Palabras clave : Educação; objetos inteligentes; Ciborgues; Computação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )