SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número62USS Callister: universos de ficção e aprendizagem de línguasRedes que tecem conhecimento: hipermediação o ensino na Universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SANTOS, Thiago Marcondes; SANTOS, Edméa Oliveira dos  e  FILIPPO, Denise Del Re. As tecnologias computacionais contemporâneas e a educação: contribuições do ciborgue e dos objetos inteligentes. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.62, pp.987-1009.  Epub 30-Jan-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.062.ds04.

Neste artigo discutimos as tecnologias computacionais ubíquas e seus desdobramentos para a sociedade na área da educação. Refletimos, com base em nossa pesquisa (SANTOS et al, 2015), as implicações provocadas na educação através da possibilidade de novas práticas pedagógicas no processo de aprendizagem na escola do século XXI. Também utilizamos episódios da série Black Mirror para enriquecer nosso debate sobre a aprendizagem em tempos onde os conceitos de objetos inteligentes e ciborgues já estão presentes.

Palavras-chave : Educação; objetos inteligentes; Ciborgues; Computação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )