SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue62Contemporary computer technologies and education: the contributions of the cyborg and of smart objectsDigital technologies, spectacle and violence at school: a “White Bear” analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

MARTIN, María Mercedes. Redes que tecem conhecimento: hipermediação o ensino na Universidade. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.62, pp.1010-1022.  Epub Jan 30, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.062.ds05.

A identificação com os personagens e o desconforto produzido pelo primeiro capítulo da terceira temporada da série Black Mirror; "Nosedive" (Swoop), nos inspira, desafios e ... forças? pensar nas redes e nos links que eles permitem de uma perspectiva mais esperançosa. Este artigo tem como objetivo refletir sobre o potencial da inclusão de experiências com redes sociais no ensino universitário. Um ensino imerso na cultura digital nos obriga a repensar as propostas educacionais para que sejam formadas de maneira que as relações que excedam os "pontos" e os "gostos" sejam tecidas como forma exclusiva de comunicação. Acreditamos que essas relações mediadas e hipermediadas vinculam pessoas, conhecimentos, grupos, interesses ... O Black Mirror nos apresenta um mundo distópico e perturbador. Propomos a esses cenários experiências pedagógicas poderosas, interessantes e produtivas que constroem, segundo Paulo Freire, "sonhos possíveis" que exigem descobertas e utopias em termos históricos. Nesse sentido, algumas das experiências sobre as quais refletiremos aqui são desenvolvidas.

Keywords : Redes; Utopias; Distopias; Experiências pedagógicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )