SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número62As tecnologias computacionais contemporâneas e a educação: contribuições do ciborgue e dos objetos inteligentesTecnologias digitais, espetáculo e violência na escola: uma análise de “Urso Branco” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MARTIN, María Mercedes. Redes que tecem conhecimento: hipermediação o ensino na Universidade. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.62, pp.1010-1022.  Epub 30-Jan-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.062.ds05.

A identificação com os personagens e o desconforto produzido pelo primeiro capítulo da terceira temporada da série Black Mirror; "Nosedive" (Swoop), nos inspira, desafios e ... forças? pensar nas redes e nos links que eles permitem de uma perspectiva mais esperançosa. Este artigo tem como objetivo refletir sobre o potencial da inclusão de experiências com redes sociais no ensino universitário. Um ensino imerso na cultura digital nos obriga a repensar as propostas educacionais para que sejam formadas de maneira que as relações que excedam os "pontos" e os "gostos" sejam tecidas como forma exclusiva de comunicação. Acreditamos que essas relações mediadas e hipermediadas vinculam pessoas, conhecimentos, grupos, interesses ... O Black Mirror nos apresenta um mundo distópico e perturbador. Propomos a esses cenários experiências pedagógicas poderosas, interessantes e produtivas que constroem, segundo Paulo Freire, "sonhos possíveis" que exigem descobertas e utopias em termos históricos. Nesse sentido, algumas das experiências sobre as quais refletiremos aqui são desenvolvidas.

Palavras-chave : Redes; Utopias; Distopias; Experiências pedagógicas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )