SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número62Redes que tejen conocimientos: hipermediando la enseñanza en la UniversidadNarrativas tecnofóbicas en la Cibercultura: representaciones de la ciencia y la tecnología a partir de la serie Black Mirror índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

CASAGRANDE, Ana Lara; COSTA, Aliana França Camargo  y  FERNANDES, Terezinha. Tecnologias digitais, espetáculo e violência na escola: uma análise de “Urso Branco”. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.62, pp.1023-1041.  Epub 30-Ene-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.062.ds06.

O presente artigo se propõe a analisar as práticas de violência mediadas por aparatos tecnológicos no ambiente escolar, a partir do episódio intitulado Urso Branco, parte da série Black Mirror, da Netflix. Nesse episódio, há uma narrativa que se desenvolve em meio a um contexto de sadismo coletivo acerca da punição da personagem central, registrado pelos aparelhos celulares. Partimos do pressuposto de que a relação com a câmera é fundamental para a compreensão do registro passivo da violência e seu compartilhamento em redes. A abordagem deste texto é qualitativa e tem como eixos de desenvolvimento: o cenário mediado pelas tecnologias digitais; episódios de violências escolares; discussão sobre violência e conflito; o papel da escola e dos letramentos digitais em uma perspectiva social e abordagem crítica na educação. Nota-se que as práticas sociais, interfaceadas por produções e compartilhamentos de mensagens transmidiáticas, circulam fugaz e velozmente pela rede, o que demanda reflexão sobre as práticas de ensino docente, o papel da escola e a aprendizagem com o uso de tecnologias digitais, na ótica da repulsa às ocorrências de violência escolar, que infringem os direitos humanos, sociais e de acesso ao conhecimento de outrem.

Palabras clave : Tecnologias Digitais; Câmera; Escola; Violência; Letramentos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )