SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue62Digital technologies, spectacle and violence at school: a “White Bear” analysis"Shut Up and Dance", violence as the resonance of the crime of pedophilia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus  and  PORTO, Cristiane de Magalhães. Narrativas tecnofóbicas na Cibercultura: representações da ciência e tecnologia a partir da série Black Mirror. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.62, pp.1042-1060.  Epub Jan 30, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.062.ds07.

A produção audiovisual de filmes e seriados, além de ter como característica o entretenimento, também traz para o público, temas que podem pautar diversas conversas, ou meios que instigam, aprofundam e até mesmo ensinam sobre determinados assuntos. Deste modo, este texto tem como objetivo discutir como a representação da ciência e tecnologia é problematizada pelos espectadores da série Black Mirror em redes sociais digitais. Posto que, mesmo não sendo a divulgação científica o principal foco, a série pode contribuir para o debate sobre o tema a partir de questões que envolvem ciência e, principalmente, tecnologia em alguns episódios. Portanto, por meio de uma pesquisa qualitativa, com observação direta no Facebook e coleta de dados com caráter exploratório descritivo, este artigo evidencia que o debate sobre ciência e tecnologia percorre um sentido de fobia e aversão à ciência e à tecnologia, a partir da expressão das subjetividades dos fãs, no debate articulado a partir do seriado em comentários no Facebook. Com isso, conclui-se que embora problematize nossa relação com as tecnologias, o seriado Black Mirror constrói uma representação de ciência e tecnologia como vilãs das práticas sociais humanas.

Keywords : Redes sociais; Black Mirror; Divulgação científica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )