SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número62Tecnologias digitais, espetáculo e violência na escola: uma análise de “Urso Branco”“Manda Quem Pode”, a violência como ressonância do crime de pedofilia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus  e  PORTO, Cristiane de Magalhães. Narrativas tecnofóbicas na Cibercultura: representações da ciência e tecnologia a partir da série Black Mirror. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.62, pp.1042-1060.  Epub 30-Jan-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.062.ds07.

A produção audiovisual de filmes e seriados, além de ter como característica o entretenimento, também traz para o público, temas que podem pautar diversas conversas, ou meios que instigam, aprofundam e até mesmo ensinam sobre determinados assuntos. Deste modo, este texto tem como objetivo discutir como a representação da ciência e tecnologia é problematizada pelos espectadores da série Black Mirror em redes sociais digitais. Posto que, mesmo não sendo a divulgação científica o principal foco, a série pode contribuir para o debate sobre o tema a partir de questões que envolvem ciência e, principalmente, tecnologia em alguns episódios. Portanto, por meio de uma pesquisa qualitativa, com observação direta no Facebook e coleta de dados com caráter exploratório descritivo, este artigo evidencia que o debate sobre ciência e tecnologia percorre um sentido de fobia e aversão à ciência e à tecnologia, a partir da expressão das subjetividades dos fãs, no debate articulado a partir do seriado em comentários no Facebook. Com isso, conclui-se que embora problematize nossa relação com as tecnologias, o seriado Black Mirror constrói uma representação de ciência e tecnologia como vilãs das práticas sociais humanas.

Palavras-chave : Redes sociais; Black Mirror; Divulgação científica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )