SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número62Narrativas tecnofóbicas en la Cibercultura: representaciones de la ciencia y la tecnología a partir de la serie Black Mirror"Black Mirror" y aprendizajes en red: distopia, retrotopia y utopias en vivencias (trans)formadoras en la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ROCHA, Telma Brito. “Manda Quem Pode”, a violência como ressonância do crime de pedofilia. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.62, pp.1061-1077.  Epub 30-Ene-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.062.ds08.

Os crimes praticados no ciberespaço, entre eles, a pedofilia, ganham relevância significativa no momento em que vivemos a amplitude e a intensificação de interações on-line. O presente texto tem como objetivo analisar o episódio “Manda Quem Pode”, da série Black Mirror que produz um pensamento crítico sobre a violência, a cultura, o social e o político na contemporaneidade. Através dessa história ficcional, analiso a pedofilia on-line, e a ressonância da violência virtual, bem como, os cuidados on-line que devemos ter com a navegação de crianças e adolescentes na rede internet. Os discursos sobre a violência apresentados no episódio nos revelam com clareza o poder das redes digitais, na disseminação e no aumento da visibilidade de um acontecimento. A proposta de desenvolvimento do trabalho foi apoiada na abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, dos personagens, seus discursos, situações, a violência e a pedofilia no episódio.

Palabras clave : Black Mirror; Pedofilia; Cuidados on-line.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )