SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número62"Black Mirror" y aprendizajes en red: distopia, retrotopia y utopias en vivencias (trans)formadoras en la educaciónRed social y comunicación ubicua: lo que podemos aprender con Black Mirror? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

TORRES, Patricia Lupion; SILVA, Leonardo  y  GRUNEWALDER, Danielle Cristine Boaron. Uso do seriado Black Mirror no ambiente acadêmico. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.62, pp.1105-1127.  Epub 30-Ene-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.062.ds10.

O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa, desenvolvida por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação de uma universidade privada do Estado do Paraná. Considerando a crescente busca por inovações no ambiente educacional, foi realizado em sala de aula uma atividade utilizando uma série televisiva que provoca uma reflexão crítica sobre uso da tecnologia e comportamento da sociedade. Foi realizada uma discussão reflexiva em relação ao episódio Queda Livre, do seriado Black Mirror e posteriormente um roteiro de análise fílmico com perguntas sobre os aspectos técnicos, impacto na formação e contribuição para a disciplina. Os resultados obtidos demonstram o interesse na dinâmica e que a inserção desse tipo de mídia em sala de aula permitiu, além da absorção do conteúdo, o envolvimento do estudante como sujeito crítico, capaz de compreender e refletir sobre as informações e mensagens contidas nos conteúdos midiáticos disponíveis.

Palabras clave : Tecnologias Educacionais; Educação; Prática Docente; Black Mirror.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )