SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número62Black Mirror y el espetáculo revisitado: un estado del arte y algunas reflexionesFacebook Dating: discusiones acerca de impactos sociales de lo nuevo recurso tecnologico de Facebook índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

BASSANI, Patrícia Scherer. Realidade aumentada na escola: experiências de aprendizagem em espaços híbridos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.62, pp.1174-1198.  Epub 30-Ene-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.062.ds13.

As tecnologias de realidade aumentada possibilitam experiências em espaços híbridos, misturando o físico e o virtual por meio de representações tridimensionais. Este estudo tem por objetivo compartilhar práticas educativas em realidade aumentada desenvolvidas no contexto escolar e refletir sobre o envolvimento e a participação dos alunos na criação desses espaços híbridos. O estudo, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, se apoia no método da Cartografia. Os dados foram produzidos no contexto do projeto Ambientes de Aprendizagem na Web desenvolvido na Universidade Feevale. Durante os anos de 2017 e 2018 foram propostas e desenvolvidas nove práticas educativas com o uso dos aplicativos Quiver e HP_Reveal. As práticas foram analisadas à luz de três categorias de participação: passiva, ativa e perceptiva. Na categoria de participação passiva o espectador observa, explora a obra; na participação ativa o espectador se torna parte da obra, explorando, intervindo, a fim de colaborar com a construção da mesma; na participação perceptiva, o espectador e o autor estabelecem uma relação recíproca, a partir da interatividade, que pode estar imposta através de interfaces computacionais. Resultados mostram que as experiências de aprendizagem em realidade aumentada desenvolvidas possibilitaram a imersão do sujeito/aluno no espaço híbrido por meio de práticas de participação ativa e perceptiva.

Palabras clave : Tecnologia educacional; Realidade aumentada; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )