SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número62Realidade aumentada na escola: experiências de aprendizagem em espaços híbridosPor uma didática decolonial: aproximações teóricas e elementos categoriais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

TEIXEIRA, Pollyana Ferrari  e  HALLAGE, Mariana Leonhardt. Facebook Dating: discussões sobre impactos sociais do novo recurso tecnológico do Facebook. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.62, pp.1199-1215.  Epub 30-Jan-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.062.ds14.

O presente artigo visa analisar impactos sociais que alguns recursos tecnológicos exercem sobre o contexto contemporâneo, tendo como objeto o Facebook Dating, nova ferramenta da rede social digital Facebook, dedicada a incentivar relacionamentos afetivos entre usuários da rede que tenham afinidade, de acordo com seus dados que deixam rastros na plataforma. Tendo como pano de fundo a tecnologia ubíqua, que permeia o cotidiano de pessoas interconectadas e com acesso a dispositivos móveis inteligentes, são discutidos alguns pontos cruciais dessa interação, como a participação dos usuários, o condicionamento de suas imagens pessoais para serem parte dessa rede, o monitoramento via geolocalização demandado pelo aplicativo, a hiperexposição e a obscenidade das imagens, evidenciando uma sociedade transparente e, principalmente, a problemática do Facebook deter um enorme banco de dados sobre usuários.

Palavras-chave : Redes sociais digitais; Facebook; Relacionamento; Relevância; Dados.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )