SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue62For a Decolonial Didactics: Theoretical Approaches and Categorial ElementsOn Dewey, digital games and History teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

KOZANITIS, Anastassis. Análise das dimensões do engajamento cognitivo no nível pós-secundário a partir de uma perspectiva sociocognitivista. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.62, pp.1234-1252.  Epub Jan 30, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.062.ao02.

O engajamento escolar é considerado um fator importante no processo de aprendizado e no sucesso do aluno. A literatura científica atual reconhece três componentes para o engajamento: comportamental, afetivo e cognitivo. Os dois primeiros componentes foram amplamente estudados, o que não é o caso do engajamento cognitivo. O objetivo desta pesquisa é explorar a relação entre as dimensões que constituem o conceito de engajamento cognitivo por meio de uma análise estatística exploratória a partir de uma perspectiva teórica sociocognitivista. A amostra foi composta por 357 participantes (130 do sexo masculino e 223 do sexo feminino) que responderam ao questionário de engajamento cognitivo, versão traduzida e adaptada da Student Engagement Scale. Os dados foram submetidos a dois tipos de análise estatística. Primeiro, uma análise correlacional do tipo bivariada tornou possível determinar a natureza das ligações entre as dimensões do engajamento cognitivo. Então, uma análise univariada (ANOVA) nos permitiu examinar o papel de certas variáveis ​​sociodemográficas e contextuais na predição do engajamento cognitivo. Os resultados mostram um grau estatisticamente significativo de correlação entre os cinco construtos de engajamento cognitivo, confirmando que os acima mencionados não são independentes um do outro. A idade dos estudantes acaba por ser a única variável sociodemográfica significativa preditiva de engajamento cognitivo.

Keywords : Engajamento acadêmico; Engajamento cognitivo; Esforço; Pedagogia universitária; Motivação; Perspectiva sociocognitiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )