SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número62Por uma didática decolonial: aproximações teóricas e elementos categoriaisSobre Dewey, jogos digitais e ensino de História índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

KOZANITIS, Anastassis. Análise das dimensões do engajamento cognitivo no nível pós-secundário a partir de uma perspectiva sociocognitivista. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.62, pp.1234-1252.  Epub 30-Jan-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.062.ao02.

O engajamento escolar é considerado um fator importante no processo de aprendizado e no sucesso do aluno. A literatura científica atual reconhece três componentes para o engajamento: comportamental, afetivo e cognitivo. Os dois primeiros componentes foram amplamente estudados, o que não é o caso do engajamento cognitivo. O objetivo desta pesquisa é explorar a relação entre as dimensões que constituem o conceito de engajamento cognitivo por meio de uma análise estatística exploratória a partir de uma perspectiva teórica sociocognitivista. A amostra foi composta por 357 participantes (130 do sexo masculino e 223 do sexo feminino) que responderam ao questionário de engajamento cognitivo, versão traduzida e adaptada da Student Engagement Scale. Os dados foram submetidos a dois tipos de análise estatística. Primeiro, uma análise correlacional do tipo bivariada tornou possível determinar a natureza das ligações entre as dimensões do engajamento cognitivo. Então, uma análise univariada (ANOVA) nos permitiu examinar o papel de certas variáveis ​​sociodemográficas e contextuais na predição do engajamento cognitivo. Os resultados mostram um grau estatisticamente significativo de correlação entre os cinco construtos de engajamento cognitivo, confirmando que os acima mencionados não são independentes um do outro. A idade dos estudantes acaba por ser a única variável sociodemográfica significativa preditiva de engajamento cognitivo.

Palavras-chave : Engajamento acadêmico; Engajamento cognitivo; Esforço; Pedagogia universitária; Motivação; Perspectiva sociocognitiva.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )