SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número62Sobre Dewey, juegos digitales y enseñanza de HistoriaEficacia escolar: buenas prácticas a la luz de estudios del gobierno brasileño y de las agencias multilaterales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

BATALHA, Cecília Silvano  y  CRUZ, Giseli Barreto da. Ensino de dança na escola: desafios e perspectivas na visão de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.62, pp.1273-1296.  Epub 30-Ene-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.062.ao04.

O presente estudo trata de uma pesquisa, desenvolvida no Estado do Rio de Janeiro, cujo objetivo consistiu em compreender como professores com formação superior em dança, que atuaram ou estão atuando na educação básica, no contexto da escola pública, concebem o ensino de dança e, além disso, o que fazem (se fazem) a favor da sua inserção enquanto área de conhecimento no currículo escolar. A abordagem se atém a parte dos resultados obtidos, detendo-se especificamente nos aspectos referentes à inserção da dança no currículo escolar, considerando quatro eixos analíticos: i - produção do conhecimento por meio do corpo; ii - possibilidade de trabalhar questões sociais e humanas; iii - questões multiculturais presentes na inserção da dança no currículo; iv - dificuldades estruturais para o ensino de dança na escola. O referencial teórico baseia-se em Cochran-Smith e Lytle (1999; 2002), Gauthier (2006) e Schön (2000); Canen/Ivenicki (2012; 2014); Marques (2010a; 2011; 2012); Strazzacappa (2010); Strazzacappa e Morandi (2012). Metodologicamente, adota-se a análise documental e a entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa indicam que a inserção da dança no currículo é um desafio evidente para os professores, ainda que se reconheça que este ensino possa ser um espaço potente para a produção do conhecimento por meio do corpo, possibilitando uma formação mais abrangente.

Palabras clave : Currículo; Ensino de Dança na escola; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )