SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número62Ensino de dança na escola: desafios e perspectivas na visão de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MARTINS, edivaldo cesar camarotti  e  CALDERON, adolfo-ignacio. Eficácia escolar: boas práticas à luz de estudos do governo brasileiro e das agências multilaterais*. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.62, pp.1297-1327.  Epub 30-Jan-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.062.ao05.

Este artigo tem como objetivo estudar os avanços na produção do conhecimento sobre o tema das boas práticas escolares a partir dos estudos promovidos pelo Ministério da Educação do Brasil, apoiados ou não por agências multilaterais, analisando-se as concepções subjacentes, tendências e principais abordagens teóricas existentes, a fim de defender, em termos teóricos, uma aproximação conceitual entre boas práticas escolares e estratégias de melhoria da qualidade da educação básica dentro do campo teórico dos estudos sobre eficácia escolar. Metodologicamente realizou-se um estudo de caráter descritivo-analítico, comparativo, por meio de pesquisa essencialmente bibliográfica, selecionando-se como corpus de análise 10 publicações. Embora sejam reduzidas as indicações de boas práticas sobre clima escolar, as mencionadas foram consideradas essenciais para a melhoria da aprendizagem, na medida em que isso serve de base para o desenvolvimento eficaz tanto de ações de gestão escolar quanto das práticas pedagógicas. Há uma nítida tendência em se abordar boas práticas de gestão escolar, com destaque para a liderança pedagógica do diretor em coordenar a formação continuada dos professores e articular a participação da família nas atividades escolares. As práticas pedagógicas foram fundamentais para as escolas com elevado desempenho, sendo que o compromisso com o ensino e a aprendizagem dos alunos por parte de toda equipe escolar é uma boa prática extremamente relevante nos resultados do desempenho escolar.

Palavras-chave : Boas práticas escolares; Eficácia escolar; Escolas eficazes; Educação Básica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )