SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número63Marie Rennotte: educadora ilustrada, feminista revolucionaria, doctora de los desfavorecidos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

OLIVEIRA, Terezinha. Hildegard de Bingen: uma intelectual diante da religião - conhecimento e política. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.63, pp.1335-1357.  Epub 30-Ene-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.063.ds01.

O objetivo deste artigo é analisar a figura feminina de uma das personagens mais importantes do conhecimento ocidental cristão no século XII, Hildegard de Bingen (1098-1179). Monja beneditina, autora de muitas obras de cunho “científico”, moral e religioso e de muitas cartas, das quais mais de uma centena foi preservada. Além disso, compôs partituras musicais. Assim, por meio de seus escritos, evidenciaremos que, mesmo de dentro do mosteiro, essa personagem estabeleceu relações com pessoas muito influentes do seu tempo, o que nos permite afiançar que suas ideias circularam e interferiram na sociedade do seu tempo. As fontes do nosso estudo são o livro Scivia e uma de suas Cartas, dirigida ao abade Bernardo de Claraval (1090-1153). Nossas reflexões buscarão explicitar, por meio de uma abordagem histórica de “longa duração”, que os seus escritos nos permitirão um duplo caminho. De um lado, recuperar a memória de escritos femininos - obras de Hildegard - nos permite afirmar que a figura feminina esteve presente e atuante, como autora e intelectual, na sociedade medieval cristã do século XII e, portanto, a mulher ocupa lugar na história desde há séculos. De outro, trazer o debates sobre uma fonte feminina cristã medieval, pode contribuir com a construção de novos olhares para o campo da história da educação brasileira.

Palabras clave : Imagem feminina; Intelectual; Religiosidade cristã; História da educação medieval.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )