SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número63Marie Rennotte: educadora ilustrada, feminista revolucionária, médica dos desvalidos.No silêncio da clausura: videntes de aparições marianas no Brasil (1928-1937) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

RODRIGUES, Edile Maria Fracaro  e  JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Educação e religião no projeto de Sofia Cavalletti: um modelo pedagógico e cultural. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.63, pp.1374-1396.  Epub 30-Jan-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.063.ds03.

Este artigo, resultado de pesquisa bibliográfica, busca compreender um dos múltiplos caminhos de diversas práticas empreendidas no cenário religioso e educativo, que é a participação efetiva de mulheres na organização da sociedade. Aborda os temas da educação e da religião a partir da concepção de Sofia Cavalletti (1917-2011), que com Gianna Gobbi (1920-2002), pedagoga montessoriana, desenvolve a Catequese do Bom Pastor (Catechesis of the Good Shepherd - CGS). Traça o contexto da Nova Escola e os pressupostos do projeto montessoriano para a compreensão dessa proposta para o cenário religioso e educativo. Assim como no método montessoriano, a CGS possibilita o manuseio de materiais concretos dando ênfase à educação dos sentidos. E como acontece com a maioria das abordagens, educacionais ou ministeriais, a CGS também tem seus críticos. O tempo de formação dos catequistas, considerado muito longo, a questão linguística nos escritos de Cavalletti, particularmente para um público de fala inglesa, e o fato de não fornecer definições precisas sobre as suas pesquisas, são alguns pontos delicados de seus pressupostos.

Palavras-chave : Sofia Cavalletti; Educação Religiosa; História da Educação; Escola Nova.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )