SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número63Semper Parata: catolicismo y bandeirantismo en el BrasilDiscursos femeninos en la prensa pedagógica de inspiración católica: “Página de Castelo Branco” y “Seiva - Revista de Cultura” (1953-1959) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

CARNEIRO, Amanda de Lima  y  GATTI, Giseli Cristina do Vale. Combates pela formação da normalista católica em Patos de Minas (Minas Gerais, Brasil, 1948-1960). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.63, pp.1518-1540.  Epub 30-Ene-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.063.ds10.

Trata-se da comunicação de resultados de pesquisa em temática relacionada à formação de normalistas no âmbito de instituições católicas como estratégia de combate da Igreja ao avanço de ideias liberais e das denominações religiosas protestantes, particularmente na cidade de Patos de Minas, no Estado brasileiro de Minas Gerais, no período compreendido entre 1948 e 1960. O objeto privilegiado foi a Escola Normal Nossa Senhora das Graças, por meio da qual objetivou-se apreender parte das estratégias católicas de manutenção de sua relevância em um mundo histórico que se transformava e que se abria a novas formas de compreensão da vida e da sociedade, dentre as quais teve destaque a criação e a manutenção de instituições destinadas à formação de professoras para atuarem na educação escolar primária. Em termos metodológicos, partiu-se do exame da documentação legal existente, dos impressos jornalísticos e de farta iconografia, com importante acréscimo de depoimentos colhidos junto às egressas da instituição escolar, no esforço de apreender os aspectos mais relevantes do empreendimento católico. Percebeu-se que ao lado de garantir a formação de um corpo docente católico no ensino primário da cidade, a Escola Normal católica, também colaborou para a perpetuação de uma mentalidade que restringia o papel da mulher na cidade e na sociedade ao de mãe zelosa e esposa fiel.

Palabras clave : História; Educação; Escola Normal; Igreja Católica; Minas Gerais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )