SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número63Discursos no feminino na imprensa pedagógica de inspiração católica: Página de Castelo Branco e Seiva - Revista de Cultura (1953-1959)A mídia cinemática sob a ótica docente: um estudo sobre o ensino de História na cidade do Rio Grande/RS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

PREZENSZKY, Bruno Cortegoso  e  MELLO, Roseli Rodrigues de. Pesquisa bibliográfica em educação: análise de conteúdo em revisões críticas da produção científica em educação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.63, pp.1569-1595.  Epub 30-Jan-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.063.ao01.

Nosso objetivo neste texto é retomar pontos centrais da análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2002), entendida como caminho para a construção de revisões críticas da produção científica na área de humanas, mais especificamente na revisão bibliográfica sistemática na área de educação, uma vez que ela é bastante citada nas produções brasileiras, frequentemente sem maior detalhamento dos procedimentos realizados. Buscando contribuir para a produção de pesquisas de revisão desenvolvemos um ensaio demonstrativo, no qual apresentamos os passos descritos por Bardin (2002), bem como os conceitos envolvidos na análise de conteúdo, ilustrando-os com exemplos advindos de uma pesquisa que objetivou analisar a produção recente da área de Psicologia que visa a contribuir para o ensino e a aprendizagem instrumental. São apresentadas discussões acerca das contribuições, características e obstáculos inerentes à pesquisa de revisão de literatura, bem como a definição de conceitos relacionados à produção científica de conhecimento (como método e metodologia). Ao final, ao afirmar que a contribuição de Bardin (2002) continua efetiva para propor caminhos rigorosos no desenvolvimento de pesquisa bibliográfica em ciências humanas, apresentamos sugestões aos jovens pesquisadores que iniciam seu trabalho.

Palavras-chave : Metodologia de pesquisa; Pesquisa bibliográfica; Análise de conteúdo; Pesquisa em educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )