SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número63Pesquisa bibliográfica em educação: análise de conteúdo em revisões críticas da produção científica em educaçãoA aprendizagem em tempos de Homo œconomicus cyber índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SOARES, Luiz Paulo da Silva  e  CHAIGAR, Vânia Alves Martins. A mídia cinemática sob a ótica docente: um estudo sobre o ensino de História na cidade do Rio Grande/RS. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.63, pp.1596-1615.  Epub 30-Jan-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.063.ao02.

O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns resultados referente a investigação desenvolvida no mestrado em Educação no período 2015-2017. Buscamos compreender quais foram as concepções de professores sobre as mídias cinemáticas e que papéis atribuem no ensino de História na cidade do Rio Grande/RS. Para tanto, utilizamos como empiria questionários semiestruturados e respondidos por 26 professores da rede básica de ensino público e entrevistas, sendo cinco desse grupo de pesquisados. A metodologia utilizada para desenvolver a investigação foi de cunho quanti-qualitativo, cujos dados obtidos são descritos como significativos, densos e de uma riqueza de informações. Para realizar o desenvolvimento da investigação, optamos pelo método de análise de conteúdo proposto por Laurence Bardin (2012). A análise de conteúdo foi utilizada nos dois instrumentos utilizados para coletar os dados empíricos: os questionários semiestruturados e as entrevistas orais. E os resultados encontrados durante o percurso investigativo revelaram a compreensão de uma mídia cinemática que se configura como uma fonte histórica e, como tal, capaz de desenvolver os conteúdos de História, bem como o seu caráter educativo e gerador de habilidades cognitivas como análise, interpretação, reflexão, além de proporcionar a ampliação dos sentidos estéticos dos estudantes. Ratificamos, portanto, que a mídia cinemática na sala de aula é mais do que uma ferramenta didática, pois envolve questões subjetivas, históricas, políticas e estéticas que exigem que o professor a conheça bem para explorar suas potencialidades educativas.

Palavras-chave : Ensino de História; Mídia Cinemática; Professores da educação básica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )