SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue63Formation of mathematical concepts in a first-year class of elementary schoolHidden protagonism in education: Salomé Ureña Henríquez y Carvajal and Enriqueta Compte y Riqué author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

TIMM, Jordana Wruck  and  DAVOGLIO, Tarcia Rita. Necessidades psicológicas básicas na docência stricto sensu: estudo de caso comparado (Brasil - Estados Unidos). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.63, pp.1664-1681.  Epub Jan 30, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.063.ao05.

Este estudo fundamentou-se na Self-Determination Theory (SDT) que pressupõe que a motivação autônoma resulta da interação entre demandas internas do self e nutrientes contextuais, permitindo ou não a satisfação das necessidades psicológicas básicas (NPBs) de autonomia, competência e pertencimento. Visou caracterizar e comparar as descrições operacionais das NPBs de docentes que atuam em Programas de Pós-Graduação stricto sensu na área da Educação. Foram realizadas entrevistas com duas professoras brasileiras e duas norte-americanas, sendo as informações analisadas pelos princípios da Análise de Conteúdo. A partir das três categorias a priori, emergiram 37 subcategorias, seis das quais se repetiram em ambos os contextos; 14 subcategorias foram específicas para o contexto brasileiro concentrando-se majoritariamente na Competência; as outras 17 específicas do contexto norte-americano predominaram no Pertencimento. Os resultados evidenciaram diferenças relevantes nas definições NPBs que impactam na motivação autônoma entre os dois grupos de docentes, relacionadas a elementos de ordem pessoal e institucional.

Keywords : Docentes; Motivação Autônoma; Necessidades Psicológicas Básicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )