SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número63Necesidades psicológicas básicas en la docencia stricto sensu: estudio de caso comparado (Brasil - Estados Unidos)Políticas públicas de educación, la formación de los profesores y la instrucción pública em el período de 1946 1971: Escuela Estadual Dom Orione (Curitiba/PR) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

STRECK, Danilo Romeu; ABBA, Maria Julieta  y  LODI, Leonardo Camargo. Protagonismos encobertos na educação: Salomé Ureña Henríquez y Carvajal e Enriqueta Compte y Riqué. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.63, pp.1682-1706.  Epub 30-Ene-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.063.ao06.

O presente artigo tem como objetivo contribuir para recompor o vasto campo de ausências na história da educação latino-americana, analisando a contribuição de duas mulheres educadoras cujo protagonismo foi encoberto e de quem pouco se conhece. As mulheres apresentadas neste trabalho, Salomé Ureña Henríquez y Carvajal (1850-1897) e Enriqueta Compte y Riqué (1866-1949), viveram em contextos sociais e políticos diferentes, embora fossem contemporâneas. Ambas atuaram na educação de mulheres, como professoras e dirigentes de instituições e tiveram ativa participação política em seus países. Utilizamos a metáfora do encobrimento no sentido a ela atribuído por Enrique Dussel (1993) em seu livro 1492: O encobrimento do outro onde o “ego” descobridor e colonizador se vê confirmado diante do seu “outro” e se sente legitimado como superior para vencê-lo, violentá-lo ou simplesmente não reconhece a sua existência. A pesquisa insere-se no campo da história da educação, valendo-se de estudos feministas e sobre (des)colonialidade. Para o tratamento das fontes documentais foram utilizadas as técnicas de análise documental e análise de conteúdo. Como resultado, pode-se dizer que o movimento dessas duas mulheres latinas no século XIX contribuiu para o avanço da igualdade e da conquista dos direitos à educação, compreendida como uma via para alcançar a libertação feminina. Verificamos também como a promoção de experiências de educadoras contribui para a desmistificação do lugar da mulher para além do privado e do lar.

Palabras clave : Encobrimento; Mulheres; Educação; Salomé Ureña Henríquez y Carvajal; Enriqueta Compte y Riqué.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )