SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número63Políticas públicas de educação, a formação dos professores e a instrução pública no período de 1946-1971: Escola Estadual Dom Orione (Curitiba/PR) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BATISTA-SANTOS, Dalve Oliveira. Concepção de leitura e de leitor de monitores do programa de apoio ao discente iniciante na universidade. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.63, pp.1729-1749.  Epub 30-Jan-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.063.ao08.

Este artigo tem o objetivo de investigar a concepção de leitura e de leitor trazida pelos monitores do Programa de Apoio ao Discente Iniciante (Padi). Este programa foi criado pela Pró-reitora de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Tocantins com o objetivo de auxiliar os estudantes ingressantes, que estejam matriculados nos primeiro e/ou segundo período(s), e aqueles reprovados nas disciplinas básicas curriculares. A presente pesquisa está alinhada com a Linguística Aplicada contemporânea, na concepção proposta por Moita Lopes (2009), para quem a LA deve ser compreendida de maneira indisciplinar. A fundamentação teórica relaciona-se à epistemologia da leitura, da linguagem e da comunicação numa perspectiva dialógica. Assim, para contemplar o objetivo proposto, utilizou-se o instrumento metodológico entrevista. Os sujeitos da pesquisa foram quatro monitoras do Padi, estudantes do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins. Os dados revelaram que o processo de leitura não é transmitir os saberes sistematizados e sociais, mas oportunizar um agir linguageiro significativo que necessita de conscientização e de apropriação.

Palavras-chave : Concepções de leitura; Leitor Crítico; Universidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )