SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue64Pedagogy and styles for virtual Distance EducationPublic communication on dropout school prevention: the experience of an application on Integrated High School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

LOZANO-RODRIGUEZ, ARMANDO; GARCIA-VAZQUEZ, FERNANDA INÉZ  and  GARCIA-CUE, JOSÉ LUIS. Relação entre estilos de aprendizagem em ambientes remotos e inteligência emocional em estudantes de bacharelado. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.64, pp.143-169.  Epub Apr 22, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.064.ds07.

A maneira pela qual um aluno aprende depende de vários fatores, como família, meio ambiente, pessoal, cognitivo e emocional. Um aluno pode preferir uma maneira de aprender, diretamente relacionada ao seu estilo de aprendizagem; mas também pode ser formado melhor, dependendo das emoções que apresenta no momento do ato de educar-se. Se a incorporação das TIC nos programas educacionais nas modalidades a distância é acrescentada ao exposto, o panorama assume uma nuance diferente. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi relacionar os Estilos de Aprendizagem em ambientes remotos com alguns fatores de Inteligência Emocional de estudantes de graduação de uma Universidade do Sul de Sonora, Mexico. A pesquisa foi quantitativa, não experimental e correlacional. A amostra foi composta por 193 universitários de várias carreiras matriculadas em agosto de 2018. Foram utilizados dois questionários: o Teste Chiron para Estilos de Aprendizagem e o Questionário de Inteligência Emocional-CIE. Os dados foram analisados por estatística descritiva, testes de normalidade, análise de correlação e comparação de duas amostras independentes. Identificou-se que os alunos que obtêm valores mais altos nos Estilos de Aprendizagem Analítico, Global, Dependente, Teórico e Prático obtêm valores mais baixos nas quatro dimensões emocionais. Os alunos com notas mais altas no Estilo de Aprendizagem Verbal têm valores mais baixos em Autorregulação, Autoeficácia e Empatia. Além disso, sexo e tipo de carreira influenciaram os valores obtidos. Concluiu-se que existe uma relação entre Estilos de Aprendizagem e Inteligência Emocional.

Keywords : Estilos de aprendizagem; Inteligência emocional; Aprendizagem; Bacharelado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )