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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ALMEIDA, Elisa Carmo Franco  e  MIRANDA, Paula Reis de. Comunicação pública na prevenção da evasão: a experiência de um aplicativo sobre Ensino Médio Integrado. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.64, pp.170-200.  Epub 22-Abr-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.064.ao01.

A principal causa de evasão escolar no Ensino Médio Integrado (EMI) do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba é a falta de conhecimento sobre a identidade dos cursos integrados, que sujeita os estudantes a surpresas pós-ingresso. Considerando-se tal distanciamento entre a instituição e o público-alvo da Educação Profissional e Tecnológica, o presente estudo buscou validar a hipótese de que um aplicativo para dispositivos móveis, voltado a aproximar estudantes adolescentes, constituiria um potencial aliado do Campus Rio Pomba na prevenção da evasão escolar. Tal hipótese relaciona-se ao comprometimento com a trajetória acadêmica, a instituição e a carreira, compreendido como um fator de permanência. Assim, realizou-se um estudo de caso voltado ao curso integrado com maior índice de evasão do Campus Rio Pomba: o de Agropecuária. Revisão bibliográfica, estudo de experiências educacionais recentes, com tecnologia e análise de resultados de entrevistas com estudantes externos ao IF Sudeste MG compuseram o estudo e embasaram a criação de um protótipo de aplicativo em formato interativo, contendo informações curriculares, imagens, vídeos e outros recursos voltados ao curso em questão. O protótipo foi testado pelos mesmos sujeitos adolescentes entrevistados, e seus relatos em questionários apontam que a tecnologia foi capaz de ampliar o conhecimento sobre o IF Sudeste MG e o curso de Agropecuária na modalidade integrada, além de modificar perspectivas de futuro. Validou-se, portanto, a hipótese inicial: o aplicativo proposto apresenta potencial de prevenção da evasão, ao combater a principal origem do problema - o desconhecimento.

Palavras-chave : Educação Profissional e Tecnológica; Tecnologia; Adolescentes; Inovação.

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