SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue64Memorialistic Vestiges of Anísio Teixeira: Interlocutions with Jesuit education in the early twentieth centuryThe tangled threads of self-cultivation and dialogue with pedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

NASCIMENTO, Ernandes Rodrigues do  and  PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. Aprendizagem por meio do ensino híbrido na educação superior: narrando o engajamento dos estudantes. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.64, pp.252-271.  Epub Apr 22, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.064.ao04.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada de fevereiro a junho de 2019 que buscou conhecer como 50 estudantes do ensino superior dos cursos de tecnologia se envolvem em sua formação por meio do ensino híbrido. Objetivou-se identificar o engajamento estudantil e entender os desafios que os estudantes enfrentam ao estudar a partir de um modelo pedagógico inovador. Os dados foram construídos através de um grupo focal, dos diários de aprendizagem dos estudantes e da aplicação de uma escala de envolvimento. Para analisar os dados, utilizou-se a análise teórica para descobrir as conexões entre os resultados e descrevendo os achados. Os resultados apontaram que uma pequena parcela dos estudantes prefere o ensino tradicional, cerca de 14%. Porém, a maioria admitiu ter se engajado mais estudando por meio desse modelo pedagógico, mesmo tendo que superar desafios diários. Eles afirmaram que não desejariam voltar ao modelo tradicional, pois sentiram que suas aprendizagens foram mais profundas e significativas.

Keywords : Engajamento Estudantil; Ensino Híbrido; Metodologias Ativas; Aprendizagem por Projetos; Aprendizagem por Competências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )