SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número64Vestigios memorialistas de Anísio Teixeira: interlocuciones con la educación Jesuita a principios del siglo XXLos hilos enredados del autocultivo y el diálogo con la pedagogía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

NASCIMENTO, Ernandes Rodrigues do  y  PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. Aprendizagem por meio do ensino híbrido na educação superior: narrando o engajamento dos estudantes. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.64, pp.252-271.  Epub 22-Abr-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.064.ao04.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada de fevereiro a junho de 2019 que buscou conhecer como 50 estudantes do ensino superior dos cursos de tecnologia se envolvem em sua formação por meio do ensino híbrido. Objetivou-se identificar o engajamento estudantil e entender os desafios que os estudantes enfrentam ao estudar a partir de um modelo pedagógico inovador. Os dados foram construídos através de um grupo focal, dos diários de aprendizagem dos estudantes e da aplicação de uma escala de envolvimento. Para analisar os dados, utilizou-se a análise teórica para descobrir as conexões entre os resultados e descrevendo os achados. Os resultados apontaram que uma pequena parcela dos estudantes prefere o ensino tradicional, cerca de 14%. Porém, a maioria admitiu ter se engajado mais estudando por meio desse modelo pedagógico, mesmo tendo que superar desafios diários. Eles afirmaram que não desejariam voltar ao modelo tradicional, pois sentiram que suas aprendizagens foram mais profundas e significativas.

Palabras clave : Engajamento Estudantil; Ensino Híbrido; Metodologias Ativas; Aprendizagem por Projetos; Aprendizagem por Competências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )