SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue64Learning by blended education in higher education: narrating the engagement of studentsPopular education and self-managed work Community Health: initiatives operating (re)arrangements in vulnerable territories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

HARDT, Lúcia Schneider. Os fios emaranhados do cultivo de si e o diálogo com a pedagogia. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.64, pp.272-297.  Epub Apr 22, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.064.ao05.

Tomando como ponto de partida o conceito de cultivo de si em Nietzsche, o artigo tem como objetivo analisar na obra do filósofo a dimensão do sujeito com vistas a pensar o campo da educação e possíveis desdobramentos pedagógicos. Nesse entorno, o artigo dialoga também com Foucault, considerando o conceito de cuidado de si para sugerir aproximações entre os dois autores e em alguma medida diferenciá-los da perspectiva socrática. O texto problematiza, sem desqualificar, as possibilidades de formação em espaços institucionais para destacar a importância do cultivar a si mesmo, pois tais práticas instauram, permitem pensar de outras formas temas da Educação e, para além dela, a nós mesmos, sejamos alunos ou mestres.

Keywords : Nietzsche; Cultivo de si; Pedagogia; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )