SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número64Aprendizaje de la educación híbrida en educación superior: narrando el participación de los estudiantesEducación popular y trabajos autogestionados: iniciativas operando (re)arreglos en territorios vulnerables índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

HARDT, Lúcia Schneider. Os fios emaranhados do cultivo de si e o diálogo com a pedagogia. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.64, pp.272-297.  Epub 22-Abr-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.064.ao05.

Tomando como ponto de partida o conceito de cultivo de si em Nietzsche, o artigo tem como objetivo analisar na obra do filósofo a dimensão do sujeito com vistas a pensar o campo da educação e possíveis desdobramentos pedagógicos. Nesse entorno, o artigo dialoga também com Foucault, considerando o conceito de cuidado de si para sugerir aproximações entre os dois autores e em alguma medida diferenciá-los da perspectiva socrática. O texto problematiza, sem desqualificar, as possibilidades de formação em espaços institucionais para destacar a importância do cultivar a si mesmo, pois tais práticas instauram, permitem pensar de outras formas temas da Educação e, para além dela, a nós mesmos, sejamos alunos ou mestres.

Palabras clave : Nietzsche; Cultivo de si; Pedagogia; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )