SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número64Educación popular y trabajos autogestionados: iniciativas operando (re)arreglos en territorios vulnerablesLa perspectiva dialógica en la formación de profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

BORGES, Regilson Maciel  y  ROTHEN, José Carlos. Configuração do campo da avaliação educacional na década de 1980 no Brasil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.64, pp.318-351.  Epub 22-Abr-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.064.ao07.

O artigo apresenta a configuração do campo da avaliação educacional no Brasil a partir da produção de alguns intelectuais interessados na temática durante a década de 1980. A metodologia adotada na pesquisa foi a análise de conteúdo, a fim de descrever e interpretar as produções desses autores sobre determinados aspectos da avaliação educacional. Os dados foram organizados em duas abordagens de avaliação, como resultado e como processo. Nelas, as discussões se enquadraram em quatro eixos: concepção de avaliação; atores do processo avaliativo; métodos utilizados; e usos dos resultados da avaliação. As duas perspectivas consideradas possuem aproximações que indicam complementaridades quanto à importância da avaliação, à necessidade de qualificar os avaliadores, à diversificação dos métodos e ao uso dos resultados para melhorar o que foi avaliado. Com isso a pesquisa mostra que a lógica de funcionamento desse campo durante os anos 1980 no Brasil encontrava-se centrada na complementaridade das ideias sobre diferentes aspectos da avaliação educacional.

Palabras clave : Avaliação educacional; Abordagens de avaliação; Teoria dos campos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )