SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número64Educação popular e trabalhos autogestionários: iniciativas operando (re)arranjos em territórios vulneráveisA perspectiva dialógica na formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BORGES, Regilson Maciel  e  ROTHEN, José Carlos. Configuração do campo da avaliação educacional na década de 1980 no Brasil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.64, pp.318-351.  Epub 22-Abr-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.064.ao07.

O artigo apresenta a configuração do campo da avaliação educacional no Brasil a partir da produção de alguns intelectuais interessados na temática durante a década de 1980. A metodologia adotada na pesquisa foi a análise de conteúdo, a fim de descrever e interpretar as produções desses autores sobre determinados aspectos da avaliação educacional. Os dados foram organizados em duas abordagens de avaliação, como resultado e como processo. Nelas, as discussões se enquadraram em quatro eixos: concepção de avaliação; atores do processo avaliativo; métodos utilizados; e usos dos resultados da avaliação. As duas perspectivas consideradas possuem aproximações que indicam complementaridades quanto à importância da avaliação, à necessidade de qualificar os avaliadores, à diversificação dos métodos e ao uso dos resultados para melhorar o que foi avaliado. Com isso a pesquisa mostra que a lógica de funcionamento desse campo durante os anos 1980 no Brasil encontrava-se centrada na complementaridade das ideias sobre diferentes aspectos da avaliação educacional.

Palavras-chave : Avaliação educacional; Abordagens de avaliação; Teoria dos campos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )