SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número64La configuración del campo de evaluación educativa en Brasil de la década del 1980Impactos de la Ley Orgánica de 1946 en la trayectoria de normalistas: un estudio de Historia Oral Temática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ALVES, Lucicleide Araújo de Sousa  y  SIVERES, Luiz. A perspectiva dialógica na formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.64, pp.352-378.  Epub 22-Abr-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.064.ao08.

Apresenta caminhos metodológicos na formação de professores, tendo como eixos norteadores os sete saberes requeridos para o futuro (MORIN, 2010), e como dinâmica transversal deste percurso, o diálogo. O diálogo sendo compreendido como um jeito de ser (dialógico), uma maneira de saber (dialético) e uma forma de agir (dialogicidade). Optou-se pela pesquisa qualitativa, por privilegiar os conhecimentos significativos, que em diálogo com os sentidos atribuídos pelos professores em suas vivências e experiências, refletem em atitudes concretas e de valorização da pluralidade cultural entre os distintos saberes. Vinte docentes participaram da pesquisa e integram o Grupo de Pesquisa “Comunidade Escolar - Encontros e Diálogos Educativos”. Eles atuam em disciplinas de áreas específicas e frequentam o curso de mestrado e doutorado em uma instituição particular, do Distrito Federal. Utilizou-se dos seguintes procedimentos: a revisão bibliográfica e a aplicação de dois questionários: o primeiro com uma questão fechada, e o segundo com uma questão aberta que foi respondida por meio de narrativas. Produzidos os dados, estes foram analisados e categorizados segundo o processo de “análise de conteúdo” (BARDIN, 2002), sob o olhar dos sete saberes e baseado no princípio dialógico, segundo Morin (2007). Concluiu-se que a reorganização do espaço pedagógico, com foco na valorização das histórias de vida dos sujeitos e de suas relações de aprendizagem, tendo o diálogo como princípio fundante e regenerador, constitui uma das vias possíveis para propiciar as condições necessárias de gestão, valorizando-se os pensamentos e ações, para que possibilitem a concretude do fazer pedagógico revolucionário e transformador.

Palabras clave : Formação de professores; Sete saberes; Perspectiva dialógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )