SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número64Impactos da Lei Orgânica de 1946 na trajetória de normalistas: um estudo de História Oral TemáticaFuture Classroom Lab em Portugal: análise da relação dos professores com um ambiente educativo inovador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SOUZA, Saulo Rodrigo Alves de  e  GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira. Autoavaliação institucional da Universidade Federal da Paraíba: diagnóstico a partir da Comissão Própria de Avaliação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.64, pp.405-433.  Epub 22-Abr-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.064.ao10.

Este artigo teve como objetivo analisar os cinco últimos Relatórios de Autoavaliação Institucional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da instituição, tendo por referencial o Instrumento de Avaliação Institucional (IAIE) de 2017. Esta investigação tem abordagem qualitativa, com estratégia bibliográfico-documental. Utilizou-se a análise SWOT como ferramenta administrativa para identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que impactaram - positiva ou negativamente - na qualidade da educação ofertada pela UFPB. Esta pesquisa constatou que, de um total de cinquenta indicadores do IAIE de 2017, do SINAES, os processos de autoavaliação institucional analisados contemplaram apenas três, em conformidade com os RAAIs disponibilizados, concluindo-se que os processos analisados não atenderam às dez dimensões previstas no SINAES, o que inviabiliza uma visão global da IFES.

Palavras-chave : Autoavaliação; Avaliação Institucional; CPA; SINAES; UFPB.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )